Este site é administrado por pacientes e familiares de pacientes de forma voluntária, com o intuito de divulgar informações referentes ao tratamento Protocolo Coimbra e ao uso da "vitamina" D na dose fisiológica para normalização dos níveis séricos de "vitamina" D. Por Leda Al Debes.
“Gostaria de dar meu depoimento sobre a vitamina D e covid-19.
“Acompanho alguns grupos que tratam sobre vitamina D e Protocolo Coimbra. Gosto de aprender para poder repassar os conhecimentos para minha família e amigos.
“Eu não tenho doença autoimune, mas há dois anos descobri que meu nível de vitamina D no sangue era de 7 ng/ml. A partir daí comecei a fazer a suplementação e não parei mais.
“Quando começou a pandemia fiquei muito preocupada por morar em São Paulo, onde ocorria o pico de infectados. Preocupava-me com minha mãe que já é aposentada, mas ainda trabalha em hospital, como técnica de enfermagem. Conversei muito com meus pais para que fizessem a suplementação, o que aceitaram.
“O marido da minha irmã voltou a trabalhar em uma multinacional onde havia muitos casos de covid. Ele fez o exame de vitamina D na empresa, e estava bem baixo (17 ng/ml). Mesmo assim ele não quis fazer a suplementação. Passados alguns dias começou a apresentar todos os sintomas da covid. Saiu da empresa, sentindo falta de ar, diretamente para o hospital. Ficou internado na UTI por cerca de dez dias.
“Minha irmã, esposa dele, havia tomado 10 mil UI diariamente durante a gravidez, por insistência minha.
“O bebê estava com três meses em julho. Minha mãe foi ajudá-la, já que o marido estava internado. Minha irmã estava com covid e ainda não sabia. Conclusão: minha irmã e mãe (58anos) tiveram covid. Fizeram exame, cujo resultado – positivo – demorou a ficar pronto. Meu pai (65 anos) teve apenas um sintoma: falta de paladar. Não chegou a fazer o exame, mas imaginamos que sofreu o contágio, pois mora na mesma casa que minha mãe.
“Em resumo, três pessoas que suplementaram com a vitamina D na dosagem de 10 mil UI por dia (mãe, pai e irmã) foram contaminadas pela covid e tiveram apenas sintomas leves. Meu cunhado não fez a suplementação. Sabia que sua vitamina D estava baixa, adquiriu a doença, e precisou de internação na UTI. Graças a Deus se recuperou bem.”